29 de jan. de 2011

Um pium incomoda muita gente, muitos piuns incomodam muito maissss!

Um ponto super negativo de morar no meio da selva é ter que conviver com várias espécies de "sugadores de sangue".

Hoje vou apresentar a vocês o Pium (ou Borrachudo). Até pesquisei um pouco sobre ele na internet:
"O momento da picada do Pium geralmente passa desapercebido, pois a picada não é muito dolorosa, porém fica sempre marcada por um ponto vermelho característico, diferente da picada dos pernilongos. Rapidamente, após a picada, segue-se uma forte irritação com coceira, dor e inchaço. A reação pode mudar de indivíduo para indivíduo, dependendo do grau de alergia."

Com certeza, quem escreveu esse texto nunca foi picado por um Pium. hihi! A picada dói muitoooo. Dá pra sentir o safado bem na hora que ele está se aproveitando do nosso sangue.

Acho que agora estamos na época do Pium, porque praticamente todos os dias levo uma picada. Quer dizer... agora estou mais esperta e já acordo passando repelente (às vezes também não adianta). Ou então tomo logo banho pra passar óleo séve da Natura. Fiquei sabendo dessa dica pela menina que trabalha aqui em casa. Ela já mora aqui há anos e disse que eles não conseguem picar quando a pele está oleosa.

Na foto abaixo, vocês podem ver algumas das picadas que levei com a "marca do ponto vermelho característico". Todas na mesma hora... acho que foi um pium só! Eles adoram ficar embaixo da mesa do meu computador.
Foto 1: parte externa da coxa. Foto 2: no meu pé esquerdo (eles adoram a minha sola). Foto 3: um dos meus joelhos.




Aqui acho que dá pra ver melhor...
A primeira foto foi do mesmo dia das anteriores, no meu pé direito.... Ai! como coça...
A segunda foto foi do dia seguinte... poxa... outro pium me picou bem pertinho da picada antiga!
:(
Agora parece que levei uma dentada de vampiro! hihihi!
Já tem uns 15 dias dessa picada e até hoje ainda estou marcada com estes 2 pontinhos.



Outro dia eu estava no computador... esqueci de passar o repelente e bingoooo!
2 picadonas na perna e 1 na canela. Na picada da canela, eu senti o safado me sugando e plaft! Dei uma mãozada!!
Foi bom, porque queria mostrar pra vocês que todo esse estrago é causado por um bichinho bem pequenininho...
O Pium é bem menor do que a ponta do meu lápis... E ele não parece uma mosquinha??






11 comentários:

  1. Ai... É horrível mesmo... Sem contar que, quando a gente consegue matá-los na hora que estão nos picando, saio o maior sanguizão, né?
    E a picada é tão chatinha que, dias depois, quando a picada já parou de coçar, se a gente passa a unha sem querer no mesmo lugar... volta a coçar muuuuito... Amiga, vc vai acabar com o seu estoque de óleo Séve!!

    ResponderExcluir
  2. Caracaaaa, imagina um bicho desses me picando, ia ficar o triplo do tamanho graças a minha alergia... socorro!
    Fiquei com medo só de pensar, rs.

    ResponderExcluir
  3. Coitadinha de vc. O bicho malvado. Quando ele morder lavar com sabão e bastante água. Tem q fazer uma loção com cravo da índia, arruda e alcool deixar em fusãoe passar no corpo.Suas pernas não era marcada agora esses bicho feio vai deixar marcas. bxos....:(

    ResponderExcluir
  4. Ah! Gente...
    Acho que chegou a "época" do mosquito!
    Tá demais... agora não são só os piuns... mas tbm os carapanãs... esses picam por cima da roupa!!
    Só mentalizando um mantra positivo mesmo pra resolver a situação. hihihi!

    ResponderExcluir
  5. Eitaa Lí,tu nao sabe como eu sofri com isso,sou mtu alérgica..mesmo,e até hoje minhas pernas estao manchadas..aff...pior é que esses piuns sao tao pequenos e fazem um estrago imensooooo....
    Repelente eficaz mesmo é o do próprio EB ou os em creme,pq aqueles líquidos ,como diz meu marido,é só temperinho pros piuns,carapanãs e etc..rs
    Boa sorte,SELVAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  6. aff!!! odeio esse mosquitinho, atualmente moro na selva alamira no PA e aqui tem demais, to aqui toda cheia de pontinhos nao sei o que faço pra passar logo, deve ter ums dez aqui uns minhas pernas... realmente o repelente as vezes nao ajuda... o bichinho xato....

    ResponderExcluir
  7. O que passar pra acabar a coceira ja nan aguento mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Fui convidada para um acampamento de 03 dias na selva no município de Laranjal do Jari, aqui no Estado do Amapá. Queria muito, mas muito mesmo ter ido, mas houve um imprevisto e acabei não indo. Rum!!!! Só ví o lamento do povo pelo whatsapp quando retornaram. Disseram que tinha nuuuuuvens de pium. Agradeci a Deus pelo livramento.

    ResponderExcluir
  9. Qual o remédio caseiro pra ferrada de pium algumas pessoas pode responder tô disipero no apurema Amapá.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia; Acho q poderei ajudar informando o que eu uso pra picada do borrachudo/pium. Eu coloco calêndulaa sem a flor, só caule e folhas no alcool. deixo 4 horas em infusao e uso na hora da picada, fico usando até parar de coçar, que nao dura muito tempo e resolve rápido. A calêndula tem uma flor q parece uma margarida amarela. Espero ter ajudado. fiquem c Deus!

    ResponderExcluir
  11. coloquei a minha informaçao em 7 de maio de 2020 10;42, comentei como professoralenilda e vcs nao coloram, então podem colocar só Lenilda RJ, q nao tem problema. foi com o uso de clendula no alcool pra resolver o problema
    obg.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...