Mostrando postagens com marcador tempo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tempo. Mostrar todas as postagens

15 de abr. de 2011

A Natureza nos surpreende!



Oi gente! Demorei à beça pra postar novamente, né?
E o pior... não tenho nenhum motivo em especial! Só aquilo de sempre: os dias passam tão rápido que eu nem me dou conta! Tô cheia de novidades pra postar (juro que vou deixar a preguicinha de lado)!

Aqui eu contei pra vocês como o rio estava subindo, lembram?? Pois é... ele subiu muito mais (chove praticamente todo dia)!

Na montagem abaixo, eu fiz um comparativo a partir de dezembro do ano passado:
Nas duas primeiras fotos eu me posicionei no 6º degrau da escada.
Na terceira, ele já estava encoberto, então eu fiquei no 4º degrau.
Na última, a escada já não aparece! Em menos de 1 semana  (tá... se vcs contarem não dá isso, mas é porque eu demorei pra ir lá tirar foto) o rio "subiu 4 degraus".
22/12/10 - 03/02/11
03/04/11 - 12/04/11
(clica na foto pra aumentar)

A Natureza surpreende mesmo a gente! Eu que estou aqui em frente a esse gigante, ainda pasmo com essa capacidade de "encher e esvaziar". É um fenômeno incrível!
Vocês conseguem enxergar os degraus submersos?? 
:-O



O rio subiu quase 6 metros de Nov/10 até hoje

Mas infelizmente em algumas cidades do nosso Norte Brasileiro, esse fenômeno por muitas vezes é prejudicial. Vocês ouviram falar sobre o transbordamento do Rio Acre? Se não, vejam aqui!
:-(

Aqui nós não corremos esse perigo (ufa!). Nossas casas ficam a alguns metros do rio e a época das chuvas já está quase no fim (tô doida pra poder pegar um bronze na piscina do clube!).

Pra finalizar, mais uma fotinho: reparem como o flutuante e as voadeiras (barquinhos com motor) "navegaram" durantes estes 5 meses!!

Tinha que ter a participação da Francis, né?

Obs: Era pra eu ter postado na terça, 12, mas faltou luz (novidade!) e a internet saiu do ar... só voltou hoje (EEEEE!)

23 de mar. de 2011

Preciso de novas atividades!!

"Dizem que o cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol."


Vocês não estão entendendo nada, né?? O blog é sobre experiências na Selva ou sobre teorias sobre o tempo?? hihi!
Calma... vou explicar porque comecei o post de forma tão elaborada...

Estamos aqui no PEF desde o dia 15 de novembro de 2010. Há exatos 4 meses e 8 dias.
[Nossa! JÁ??]
É... pra mim, está passando rápido demais! Tão rápido, que eu me perco durante os dias da semana! Estamos na terça e eu penso que ainda é segunda, ou que é quinta e já estamos na sexta...
Às vezes quero me lembrar quando aconteceu algo, tipo: "qual dia eu pintei a minha unha?", e eu tenho certeza que foi na quinta... Mas depois eu percebo que não: "foi na quarta, porque foi o dia que a Dona Marta limpou a casa.".
Como posso perder tanto a noção de tempo?? E aqui o negócio ainda complica porque estamos a 1 hora a menos do que vocês, aí no Brasil!

Aí... me lembrei que já tinha recebido um e-mail com um texto falando sobre "tempo acelera, quando ficamos mais velhos". Cavuquei minha caixa e nada... mas queria muito comentar isso com vocês, e claro, baseada em fatos...
Meu amigo Google me ajudou (como sempre), então aí está:

"Nosso cérebro é extremamente otimizado e evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
A maior parte dos nossos pensamentos (por volta de 40 mil) é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo."

Pausa: Um exemplo do que vocês acabaram de ler são os caminhos de uma viagem de carro. Vocês também sentem que quando vamos pela primeira vez a algum lugar distante parece mais longe do que quando vamos várias vezes depois ou do que a volta?? Então... é porque na primeira vez, o cérebro estava com mais atenção e observando tudo, o caminho, as placas etc. Mas quando já sabemos o caminho de “cor e salteado” não nos preocupamos com detalhes, assim nos “distraímos” com outras coisas e quando vemos, já chegamos.

Continuando:
"Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e ‘apagando’ as experiências duplicadas."

Pausa 2: Exemplo clássico disso: Dirigir um carro... no início, você não consegue nem piscar... fica super concentrado em pisar no pedal, virar o volante, trocar marcha, enxugar o suor, olhar pro sinal, e por aí vai... mas depois, você faz isso tudo sem nem sentir.


"Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir: as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações… enfim … as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década."

Pausa de novo: Opa!! Esse é o meu caso! Não... não tô tão velha pra sentir isso... mas a parte: "fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana" foi escrita pra mim!! huhauhauhauhau!

Enfim, vamos prosseguir para o GRAN FINALE:
"Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a…ROTINA"

Pois é, galerinha... a rotina é a melhor descrição para o meu novo estilo de vida:

Acordo entre 7h e 8h (poucas vezes vou até 9h)
Vou até a padaria comprar 10 pães (5 de sal e 5 de cachorro quente)
Tomo café da manhã exatamente às 9h
Entro na net e fico no meu vício (MiniFazenda do orkut)
Levanto pra fazer o almoço
Almoço
Passo um tempo com maridinho até dar 13:15h (hora de voltar ao trab)
Mais net
Mais net
Mais net
Hermani chega
Vemos TV (ou eu fico na net)
Lanche
Filme
Acabou o dia!

Não vou ser tão melodramática.... Claro que tem alguns eventos que alteram essa rotina...Por exemplo:

1) Falta luz durante a manhã ou durante à tarde ou durante à noite ou durante 2 dias inteiros! hihi!
2) A Francis fica no cio e esquece o lugar certo de fazer suas necessidades, me obrigando a limpar a cagada que ela faz
3) Alguma vizinha vem aqui ou eu vou até alguma vizinha
4) Vamos até Costa Marques (mercado, correios e tals)
5) Aprendo novas receitas
6) Aprendo novas artes (nas unhas, depois posto fotos)
7) Planejamos festinhas
8) não muito mais que isso!! hihihi!

Mas tudo isso faz com que meu ano passe mais rápido... e as férias chegam... e eu vejo um monte de gente que eu tô morrendo de saudade!
Então o fim do balanço é POSITIVO!

Logo... salve a rotina da SELVA! hihihi!

15 de fev. de 2011

E o Rio tá subindoooo!

O que nos separa da Bolívia, para quem não sabe, é o Rio Guaporé (ô saudade das águas salgadas!!).
Hoje quero mostrar a variação desse gigante no que chamam "estação seca".
Ela acontece, com variações, de junho a novembro (que é quando não chove na Amazônia). Nessa época, formam-se praias (de água doce) ao longo das margens do rio.
Quem quiser me visitar (hauhauhau), venham em julho, que é quando acontece em Costa Marques - o Festival de Praia, com shows e tudo mais...

Minha amiga Lia,  quando veio de visita ao PEF (em Novembro) tirou fotos lindas das praias que se formaram ao longo do caminho de Guajará pra cá. Vou colocar umazinha pra você verem:




E lá na areia (conseguem ver??) estão os biguás. São as "gaivotas da selva". hihi! Aqui tem muito biguá mesmo! Olhem nas fotos a seguir:



No dia 07 de janeiro, estava eu aqui em casa (de frente para o rio) e escuto minha amiga Gabi me chamando pra ver uma coisa espetacular!!


Segundo alguns soldados, esse fenômeno aconteceu porque como estamos na época de cheia (dezembro a maio), as praias estão deixando de existir e todos esses biguás migram pra outras terras (quais eu não sei - acredito que para o sul da América). A revoada durou mais de 6 minutos. Acho que passaram muitos milhões de biguás.

Da minha janela já dá pra notar a diferença do rio. Está bem mais cheio, mas ainda não chegou nem perto dos anos anteriores. Metade dessa escada já era pra estar debaixo d'água (ô aquecimento global, dá um tempo vai!).


22/12/2010                  -                  03/02/2011

20 de dez. de 2010

Bodas de Papel

Ontem fez 1 ano do dia mais esperado da minha vida!

Foi no dia 19 de dezembro de 2009 que realizei um grande sonho: Minha festa de casamento!



Casei com o homem da minha vida depois de longos 9 anos de namoro!



Apesar de estarmos tanto tempo juntos, trocar alianças é algo muito mais significativo!
É compromisso!
É entrega de vidas e almas!





E agora faz 1 ano que estamos nessa nova etapa! Aprendendo muito um com o outro (sim... ainda!) e sendo muito felizes!



Casamento é compreensão, é paciência, é amizade!
É acordar e dormir todo dia junto!
É gostoso, é difícil!
É muitooooooo BOM!
Aconselho! hihihi!



29 de nov. de 2010

1 ano do "ADEUS AMAN"!

Hoje vou sair um pouco do assunto "Selva" e relembrar uma data que por 5 anos foi esperada com ansiedade!
Ontem fez 1 ano da formatura do meu amor!
O dia 28 de novembro de 2009 ficará marcado para sempre em nossa história. Depois disso, enfim, pudemos colocar em prática tudo que queríamos.
E claro, foi o início dessa caminhada que me fez criar o blog. Percorrer o Brasil servindo ao exército.


Aqui vocês podem ver... Eu de tiete! hihihi!



A família se reuniu pra prestigiar esse momento de sucesso!




E eu tive o prazer de reencontrar com amigas e companheiras desses anos de espera!
Algumas eu não vejo desde esse dia!
:(



Que saudade!!





Agora cada uma está em um canto do Brasil. Na foto abaixo, temos Sul e Norte!! O símbolo significa 000 dias para a formatura! Adeus AMAN




A valsa!! Mais uma vez juntos... e para sempre!!




Como o tempo passa rápido!!










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...