Mostrando postagens com marcador curiosidades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador curiosidades. Mostrar todas as postagens

30 de jul. de 2012

Você conhece o Hino do seu Estado?


Em Junho deste ano, o Hermani foi convidado para a Solenidade da Placa de Homenagem aos 30 anos do TRE de Rondônia!


Sim!!
Só 30 aninhos!!
O estado de Rondônia é bem novinho, né gente?

"O antigo território do Guaporé, criado pelo decreto-lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, chamou-se Rondônia desde 17 de fevereiro de 1956, em homenagem ao sertanista brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), desbravador da região, Guaporé, rio entre o Brasil e a Bolívia, é, segundo o naturalista alemão von Martius (1794-1868), o tupi wa "campo" eporé "catarata", isto é, "cachoeira do campo, rio campestre". Como em muitos casos da geonímia, o nome Guaporé designou inicialmente o rio, passando em seguida a se referir à região."
Fonte Wikipédia


Achei a placa muito bonita!


Nós e a desembargadora!


Nós e a prefeita de Costa Marques, Jaqueline.



Mas o que mais me encantou nessa solenidade foi o que aconteceu depois dos discursos das autoridades:
O cerimonialista convidou todos para cantarem o Hino de Rondônia.
Juro que na hora, eu pensei: "ih... o moço se enganou... é o Hino Nacional"
E então a introdução era outra... não era do hino do nosso país...
Era realmente do Hino do Estado de Rondônia!
E pasmem: Todos (menos eu e Hermani) começaram a cantar!
E cantaram alto, sem enrolar, com fervor!!
Tem até uma parte que é cantarolada... Tipo hurun hurun... e até isso eles fizeram!!
Eu amei!

Fiquei pensando: eu nem sei como é o hino do Rio de Janeiro...
E olha que já participei de apresentações esportivas, quando eu fazia ginástica rítmica, e mesmo assim não lembro de já ter sequer ouvido o hino!

Claro que pra fazer esse post eu procurei saber como era, né?
E vou dizer, nem gostei! hihi! Chaaatooo!
Só mais o de Rondônia!!

Querem escutar? 



Quando nosso céu se faz moldura 
Para engalanar a natureza 
Nós os Bandeirantes de Rondônia 
Nos orgulhamos 
De tanta beleza
Como sentinelas avançadas 
Somos destemidos pioneiros 
Que dessas paragens de um poente, 
Gritam com força, 
Somos Brasileiros
Dessa fronteira 
De nossa Pátria 
Rondônia trabalha febrilmente 
E nas oficinas 
E nas escolas 
A orquestração empolga toda gente
Braços e mentes, 
Forjam cantando 
A apoteose 
Deste rincão 
E com orgulho, exaltaremos 
Enquanto nos palpita o coração
Azul, nosso céu é sempre azul 
Que Deus o mantenha sem rival 
Cristalino muito puro 
E conserve sempre assim
Aqui, toda vida se engalana 
De beleza tropical, (BIS) 
Nossos lagos, nossos rios 
Nossas matas, tudo enfim



E você?
Sabe o hino do seu estado??


15 de abr. de 2011

A Natureza nos surpreende!



Oi gente! Demorei à beça pra postar novamente, né?
E o pior... não tenho nenhum motivo em especial! Só aquilo de sempre: os dias passam tão rápido que eu nem me dou conta! Tô cheia de novidades pra postar (juro que vou deixar a preguicinha de lado)!

Aqui eu contei pra vocês como o rio estava subindo, lembram?? Pois é... ele subiu muito mais (chove praticamente todo dia)!

Na montagem abaixo, eu fiz um comparativo a partir de dezembro do ano passado:
Nas duas primeiras fotos eu me posicionei no 6º degrau da escada.
Na terceira, ele já estava encoberto, então eu fiquei no 4º degrau.
Na última, a escada já não aparece! Em menos de 1 semana  (tá... se vcs contarem não dá isso, mas é porque eu demorei pra ir lá tirar foto) o rio "subiu 4 degraus".
22/12/10 - 03/02/11
03/04/11 - 12/04/11
(clica na foto pra aumentar)

A Natureza surpreende mesmo a gente! Eu que estou aqui em frente a esse gigante, ainda pasmo com essa capacidade de "encher e esvaziar". É um fenômeno incrível!
Vocês conseguem enxergar os degraus submersos?? 
:-O



O rio subiu quase 6 metros de Nov/10 até hoje

Mas infelizmente em algumas cidades do nosso Norte Brasileiro, esse fenômeno por muitas vezes é prejudicial. Vocês ouviram falar sobre o transbordamento do Rio Acre? Se não, vejam aqui!
:-(

Aqui nós não corremos esse perigo (ufa!). Nossas casas ficam a alguns metros do rio e a época das chuvas já está quase no fim (tô doida pra poder pegar um bronze na piscina do clube!).

Pra finalizar, mais uma fotinho: reparem como o flutuante e as voadeiras (barquinhos com motor) "navegaram" durantes estes 5 meses!!

Tinha que ter a participação da Francis, né?

Obs: Era pra eu ter postado na terça, 12, mas faltou luz (novidade!) e a internet saiu do ar... só voltou hoje (EEEEE!)

14 de mar. de 2011

Quase uma Itu!

Vocês já ouviram falar na Cidade do Exagero? É a cidade de Itu, em São Paulo!
Nós não estamos em Itu, mas aqui também existem coisas gigantes... E essas coisas, como vocês já podem imaginar, são bichos!! hihi!
Não tem como fugir deste tema, né?? Já que estamos na Selva Amazônica!!

Outro dia, estou na cozinha e escuto minha vizinha Bia me chamando:"Lívia, vem aqui que eu tenho uma coisa pra você colocar no seu blog!"
Opa... pego a máquina e lá vou eu pro muro!
Gente... quando eu vi, até me assustei! Olha o tamanho do besouro!!
Eu até tentei pegar, mas fiquei com muitooo nervoso! Ele estava morto já...Tava aqui pela grama! Mas mesmo assim não deu...



Reparem que ele é do tamanho da mão do meu vizinho!
Ai... me dá arrepio até agora!


Aí lembrei que há uns meses atrás, um outro vizinho tirou uma foto da "barata da selva"!
Ela também é gigante, né?? Um pouco maior que o besouro!
NOJENTA! Já vi uma dessas viva... Óbvio: saí correndo!!



Acho que esses insetos tomam bomba! hauhauhu!
No dia seguinte do besouro, o Hermani chegou pra almoçar com um embrulhinho de papel! Perguntei o que era e ele fez suspense, pedindo pra eu abrir!
E...Tcharammm: Um mosquito do tamanho do meu dedão! Vocês tem noção??
Essa foto é especialmente pra minha mãe... que fica me dando altos conselhos: "Passa repelente! Passa pomada pra parar de coçar! Passa isso, passa aquilo"
E eu sempre respondo: "Mãe, os mosquitos daqui não são iguais ao do Sudeste... nada disso adianta!"
E agora, mãe? Acredita em mim?? ahuahuahuahuahu!


Pra finalizar o post uma fotinho da borboleta mais bonita que já vi por aqui! Eu chamo de "borboleta da selva", porque nunca tinha visto uma com este formato!! Parece que elas tem um rabinho! hihi!
São lindas e super coloridas... de verde e amarelo! BRASIL!

15 de fev. de 2011

E o Rio tá subindoooo!

O que nos separa da Bolívia, para quem não sabe, é o Rio Guaporé (ô saudade das águas salgadas!!).
Hoje quero mostrar a variação desse gigante no que chamam "estação seca".
Ela acontece, com variações, de junho a novembro (que é quando não chove na Amazônia). Nessa época, formam-se praias (de água doce) ao longo das margens do rio.
Quem quiser me visitar (hauhauhau), venham em julho, que é quando acontece em Costa Marques - o Festival de Praia, com shows e tudo mais...

Minha amiga Lia,  quando veio de visita ao PEF (em Novembro) tirou fotos lindas das praias que se formaram ao longo do caminho de Guajará pra cá. Vou colocar umazinha pra você verem:




E lá na areia (conseguem ver??) estão os biguás. São as "gaivotas da selva". hihi! Aqui tem muito biguá mesmo! Olhem nas fotos a seguir:



No dia 07 de janeiro, estava eu aqui em casa (de frente para o rio) e escuto minha amiga Gabi me chamando pra ver uma coisa espetacular!!


Segundo alguns soldados, esse fenômeno aconteceu porque como estamos na época de cheia (dezembro a maio), as praias estão deixando de existir e todos esses biguás migram pra outras terras (quais eu não sei - acredito que para o sul da América). A revoada durou mais de 6 minutos. Acho que passaram muitos milhões de biguás.

Da minha janela já dá pra notar a diferença do rio. Está bem mais cheio, mas ainda não chegou nem perto dos anos anteriores. Metade dessa escada já era pra estar debaixo d'água (ô aquecimento global, dá um tempo vai!).


22/12/2010                  -                  03/02/2011

10 de jan. de 2011

Fronteira com a Bolívia

Como muitos já sabem, estamos morando na fronteira do Brasil com a Bolívia desde o mês de março/2010. Morando em Guajará Mirim ou em Forte Príncipe da Beira (Costa Marques), a Bolívia fica bem pertinho.

Abaixo vocês podem ver o mapa de Rondônia.
Quando morávamos em Guajará, o Rio Mamoré nos separava da cidade de Guayaramerin. Hoje o Rio Guaporé nos separa da cidade de Buena Vista.



Essa foto é pra mostrar como realmente estamos perto. As duas fotos foram tiradas sem zoom.
Na de cima, vocês podem ver, ao lado esquerdo da cabeça do Hermani, Guayaramerin.
Na de baixo, Buena Vista (que de bela não tem nada).


Hoje estamos mais perto da Bolívia do que antes.
Para chegarmos lá, utilizamos do serviço de voadeira (esse barquinho aí embaixo).
Essa foto foi tirada no porto de Guajará. Lá tinha bilheteria bem arrumadinha, era obrigatório o uso de colete salva vidas, tinha limite de quantidade de passageiros. Tudo bem organizado.
O percurso era de aproximadamente 8 minutos.

Essa foto foi tirada no porto em Costa Marques. Quando vi, comecei a rir e saquei a máquina pra registrar. Mas a minha alegria acabou quando vimos que era a única voadeira pra atravessar pra Buena Vista! hauhauhau! Eu já tinha achado um pouco desorganizado já na hora de pagar o bilhete. Não tinha bilheteria, somente um senhor sentado com uma gaveta no colo cheia de dinheiro, estilo aqueles caras de banquinha de jogo de bicho.
Mas uma voadeira esburacada já era demais, né?


Enfim... chegamos são e salvos depois de 2 minutos de "viagem".
Mas não fiquem pensando que vamos pra Bolívia pra passear nem pra ver ponto turístico. Lembrem-se que estas cidades também são de selva, só que da Bolívia.
Logo a única coisa que temos pra fazer lá é "torrar dindin". Como os produtos são isentos dos altíssimos impostos brasileiros, vale a pena comprar algumas coisinhas.
Agora olhem a diferença entre as duas cidades: a primeira foto foi em Guayaramerin. É praticamente uma extensa rua com lojas dos dois lados.

Já Buena Vista, são palafitas (por causa do rio, que sobe e desce ao longo do ano) somente.

Por dentro das palafitas: é um longo corredor com "lojas" dos dois lados também. Agora, não me perguntem como é o resto da cidade que eu não sei. De repente o "corredor" acabou e demos meia volta.



Essa foto é pra vocês imaginarem como o rio sobe na época de chuva (que já começou, tá chovendo todo dia). Quando está cheio, só se vê poucos degraus.





O que eu acho legal aqui da região é que quem nasceu aqui, geralmente adora e não quer sair nunca do Norte. O povo é feliz sobrevivendo do rio.
Momentos depois que eu tirei a foto, eles me deram "tchauzinho". Acho isso tão bonito... essa simplicidade!



E pra quem não é daqui tudo é novidade, né? Até porque se não fosse, esse blog não existiria.
Então: na volta pro Forte, na estrada, cruzamos com vários peões, fazendeiros, ao certo não sabemos o que eram. Fiquei imaginando que eles estavam indo pra algum encontro em algumas das grandes fazendas que tem por aqui.
O engraçado é que o Hermani reduzia pra não passar por cima deles e quando a gente passava do lado, todos, sem exceção, olhavam pra dentro do carro. Acho que pra ver se conheciam a gente, sei lá... Alguns acenaram, alguns deram sorrisos, alguns tiraram o chapéu...











6 de jan. de 2011

Nossa fazenda!

Muitas vezes brinco dizendo que estamos morando em uma fazenda. Realmente essa é uma daquelas brincadeiras que tem um fundo de verdade...

Hoje vou mostrar a vocês um pouquinho do que temos aqui no PEF!



Começando pela Horta!
É... o negócio aqui é super organizado! hihi! Plaquinhas de madeira, sempreee! Aproveitando a matéria prima do local!







Temos temperos, verduras, legumes e frutas.
Além destes da foto, temos: alface, beringela, cebolinha, maracujá, carambola e outros.



Ah!! Também tem ervas medicinais: anador, dipirona, babosa, cidreira e por aí vai!


Tudo isso é utilizado no pelotão.

Agora, sobre o pomar! hihi! Se juntasse todas as árvores frutíferas que tem por aqui dava um pomarzão!
Este é o pé de jaca que fica bem no centro do PEF. Anteontem vieram oferecer aqui em casa pq estão caindo de maduras. O Hermani comeu e ainda tem um monte na geladeira (eu não gosto).



Coqueiros é o que mais tem por aqui!
Este está localizado bem em frente a minha casa. Na verdade são um par de coqueiros, mas esse estava mais bonito que o outro!
Tá carregado também...





Bem colado ao muro da minha casa tem um par de pé de graviola (será q é esse nome mesmo?).
As graviolas já estão até caindo...





Essa goiabeira fica dentro do meu quintal, bem em frente a garagem! A Francis fica se deliciando com as goiabas que caem do pé, geralmente em dias que chove muito!!





Pelo PEF e em outras casas temos outros pés... Tem laranjeira, mangueira, limoeiro! Eu acho isso o máximo!

Uma vez, reunimos as esposas pra fazer compras em Costa Marques (cidade a 40 minutos de carro, onde tem comércio e etc). O Hermani queria muito tomar suco de manga e recomendou que eu comprasse, mas não é sempre que encontramos o que queremos no mercado (lembrem-se: estamos na fronteira do Brasil). Logo não tinha manga...
Para minha surpresa, no meio do caminho de volta, avisto uma mangueira totalmente carregada e várias mangas no chão. Não pensei 2 vezes, dei meia volta e "bora catar manga".
Não me arrependi nem um pouquinho!! O suco ficou MARA, bem docinho!


Agora, os animais. Não é só insetos que tem por aqui não... Temos a pocilga com porcos bem roliços!


E várias ovelhinhas que vivem passeando em frente à minha casa.
No dia que tirei essa foto fiquei com um pouco de medo... hihi! Tá... eu sei que elas não iam fazer nada comigo, mas elas me olhavam estranho!
Até chamei o Hermani pra ver como elas olhavam fixamente, como se fossem atacar, e ele "nem tchum"... disse que elas tinham mais medo de mim do que eu delas.



E não é que era verdade... foi só a Francis começar a latir que elas se puseram a correr!


Mas antes, eu tive o privilégio de conseguir bater esta foto!
Ô naturezaaaa!

26 de nov. de 2010

Viagem de carro pro PEF

Chegou a hora de ir!!

A distância de Guajará pro Forte não é tão grande assim, mas a nossa viagem acaba sendo longa, pois não existe uma estrada que ligue os dois lugares. Por isso precisamos ir até Porto Velho e de lá seguir viagem. No total foram pouco mais de 1000 km de carro. Se essa tal estrada existisse, andaríamos menos da metade desse percurso.
Nos recomendaram ter muito cuidado na viagem, pois uma parte do percurso não é asfaltada. Até por isso, fomos em um comboio de 3 carros (no total éramos 4 casais) e não andamos à noite.



A próxima foto mostra a pista boa e a pista ruim!! Ah! Quanta diferença! A parte de barro não era esburacada (como eu pensava, quando disseram que era muito ruim), era toda onduladinha, muito chatinha. A Lia, outra vez, me disse que a estrada assim é chamada de costela de boi. As meninas que vieram pra cá também disseram que era a imitação mais acessível daquele aparelho do Polishop pra queimar calorias. Durante quase 200km fomos pulando e tremendo! Não passávamos de 40 km/h. Pense numa viagem chatinha!







Quase chegando em Costa Marques (o Forte Príncipe da Beira é como se fosse um bairro desta cidade), a pista mudou um pouco. O Hermani ficou brincando dizendo que estávamos no "Rali da Selva". Na foto, vocês podem ver... nem tava mais com cara de estrada.






É... foi cansativo, chato e tals, mas eu tirei proveito, como sempre!

Agora vou mostrar pra vocês algumas belezas e curioosidades do caminho!!
Essa foto foi a que eu mais gostei! Foi logo no ínicio da viagem. eu até dei um nome pra ela: "Reflexos". É... quem gosta de foto, dá nome e tudo!! hihihi!



O sol se pôs atrás de nós durante a viagem. Mas eu dei um jeitinho de tirar foto dele (já que eu não podia me virar - o carro estava cheio de tralhas nos bancos traseiros).





Ah! e muitassssss árvores, né? Afinal estamos na Selva. Eu achei este caminho de árvores lindo! Ele era bem extenso...




Quem me conhece, sabe como eu amo o céu!! E gente, como o céu de Rondônia é lindo!!
É cheio de nuvens... nunca vi ele todo azulzinho, como costuma ver no Rio.
Amo demais!
Aqui a fotinho escolhida entre mais de 100 que eu tirei só do céu!
A Gláucia, uma de nossos companheiros de viagem, em uma parada me contou que tomou um susto, pensando que eles tinham sido flagrados em um radar, mas logo depois se acalmou percebendo que o flash do "radar" vinha do meu carro, logo atrás deles! hehehe





Durante a viagem, vimos muitas e muitas borboletas. Eu fiquei impressionada com a panapaná (não é exatamente o coletivo de borboletas, mas é uma expressão indígena que indica um bando de borboletas que aparecem em certa época do ano - Lívia também é cultura). Infelizmente muitas deixaram este mundo batendo contra o nosso pára-brisas! Vocês conseguem ver na foto abaixo a manchinha que ela deixou?






No segundo dia de viagem, paramos pra almoçar num restaurante bem legal com comida à vontade. Lá tinha uma mini piscina com vários peixes e um deles era o famoso pirarucu. Ele é enorme, pessoalmente é maior ainda, mas na foto dá pra comparar com o outro peixinho (não lembro o nome) que tinha mais ou menos uns 30 cm.







Durante meus 25 anos de idade, eu nunca tinha visto um acampamento de sem-terras, a não ser pela TV. Acho que devido a nunca ter feito uma viagem tão longa de carro (já fiz de ônibus, mas dormia quase o caminho todo). Pronto... já tiquei essa durante a viagem. Na verdade, inicialmente, não identifiquei como um abrigo... achei estranho e até comentei com o Hermani: "Nossa, o que essas pessoas estão fazendo aqui no meio do nada". Porque tinham mulheres e crianças bem na beirinha da estrada e logo depois vinham os barraquinhos. Eu só fui entender o que era, quando mais a frente, avistei a bandeira vermelha estiada com o símbolo dos sem terra. Por isso que a foto não saiu tão boa e com nenhuma pessoa. Foi o tempo de ligar a camêra depois de ver a bandeira.






Quando passávamos por grandes fazendas, eu sempre via uma imagem muito parecida com a foto abaixo. Um campo bem vasto, com algumas árvores muito, muito altas sobressaindo neles. Fiquei me questionando durante algum tempo e até comentei com o Hermani. Tirei a seguinte conclusão: Antes de alguém ocupar estas terras, elas eram puramente selva... com suas majestosas árvores e sua fauna. Só que agora, infelizmente, o que faz lembrar o que esses campos cheios de rebanho já foram um dia, são essas lindas e poucas árvores.

Esta estava bem longe da pista, pois eu não consegui tirar foto das outras que estavam bem na beirinha, de tão altas que eram.







Falando em rebanho, estava eu distraída lendo o meu livro, quando o Hermani começa a diminuir mais ainda a velocidade. Levantei os meus olhos e o que vejo: muitas vacas, sendo guiadas por uns 3 homens.





Fomos nos aproximando e elas abriram caminho. Mas nem tão rápido como pensamos... essa aí de baixo quase foi pro "barro". Atravessou na nossa frente na maior tranquilidade.
E eu pedindo pro Hermani ir mais devagar, pra poder tirar mais foto. Ele ficou bravo: "Pow, você nunca viu vaca?". E eu respondi que sim, mas desse jeito (abrindo caminho no meio de uma BR pro carros passarem, ao som de "Ê, boi!") só tinha visto na novela "Rei do Gado".





Agora, vou encorajar vocês a me visitarem! Hihihi!

Para chegar aqui: Vocês podem pegar um voo pra Porto Velho, de lá um outro voo pra Ji-Paraná e de lá pegar um bus que leva aproximadamente 10 horas pra chegar em Costa Marques.
Aí, eu pego vocês de carro. Até chegar na minha casa são mais uns 40 minutos e pronto!
Quem se habilita??

Segue a fotinho do bus que encontramos na estrada. Tá tortinho, coitado!
Agora vocês me perdoam se até 2011 eu não puder visitar vocês?






Mas calma, a esperança é a última que morre!
Já estão melhorando a pista! Pegamos boa parte já reformada, só que pelo desvio. Ainda faltava marcação, eu acho! Mas, tenho certeza que daqui a uns 6 meses, um bom pedaço já está bem viável.





A foto a seguir, eu tirei quando já tínhamos passado por Costa Marques (nesses 40 minutos que falei acima) e achei que ficou linda. Queria registra a vegetação fechada, mas esqueci que estávamos com os vidros fechados e acabou dando refllexo de nós dois. Ainda não dei um nome pra ela, vocês me ajudam?



Enfim, chegamos!!





E, pra quem ainda não viu, a foto aérea do meu novo lar!
As casas dos militares são esse conjuntinhos brancos no canto inferior esquerdo.
É... um dos lados positivos... Uma casinha esperando pela gente. Casinha não, né? Casarão!
Em breve fotos da casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...