Mostrando postagens com marcador Selva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Selva. Mostrar todas as postagens

26 de mai. de 2012

Motivo do Retorno


Quando eu criei esse blog, a minha intenção era mostrar aos meus familiares e amigos um pouco do lugar onde moramos, as diferenças de cultura, as paisagens magníficas!!

Mas, esse humilde blog foi além!!

Vamos por partes pra vocês entenderem:

Aqui no Pelotão, temos um médico e um dentista que atendem aos militares e aos moradores da comunidade.
Todo ano, ocorre o rodízio de militares que servem aqui (esse ano, nós fomos exceção) e com os médicos acontece o mesmo!

Este ano, no início de Abril, o novo médico chegou (enquanto isso tivemos substitutos).
Ele e a esposa vieram de Minas Gerais e viajaram de voadeira durante mais de 12 horas, de Guajará até aqui.
A voadeira quebrou no caminho (às vezes isso acontece) e eles tiveram que ser resgatados. Eles já estavam em um ponto do Rio próximo ao pelotão, então foi tudo bem!
Chegaram são e salvos!

Para quem não lembra ou não sabe, esta é a voadeira! Esse meio de transporte aquático muito utilizado nos Rios desse nosso Brasil, sil, sil!
Mas a que eles vieram, nem cobertura tinha... Coitados e guerreiros!!



Vamos pensar...
Você, que não vive no meio militar, sai do Sudeste, chega em Porto Velho, já é um susto!
Capital bem menos estruturada e tals... depois chega em Guajará... cidade de interior do Norte do Brasil, já é um baque!!
Aí, tem que viajar horas num barquinho com motor e o danado ainda pára! Ai ai!!
Eu, se fosse eles já tinha pirado! hauhauhau

E vocês me perguntam: "Por que eles não piraram??"
Primeiro porque são pessoas MARA, que tem o coração aberto pra essa Selva e vibram com a oportunidade de estar aqui.
Segundo porque eles já estavam um pouco preparados.

Vocês: "Preparados?? Como assim, preparados??"
Estavam preparados porque eles liam o blog! hauhau!
SIM!! Eles leram todos os posts, conheceram Forte Príncipe da Beira através das minhas palavras e fotos e escolheram servir aqui!

Vocês: "Escolheram?? Eles puderam escolher o lugar pra servir? Não foram mandados?"
É... O médico, prestes a se formar na faculdade recebeu a proposta para ser voluntário na Amazônia durante 1 ano.
E ele fazia questão de servir em um PEF (Pelotão Especial de Fronteira). Agora me diz: É muito gente boa, não??
Que maravilhoso seria se o Exército pudesse sempre contar com médicos assim! Que se dedicam mesmo a profissão e que querem ajudar o próximo!!
Eu vou te falar... ele podia estar lá em BH, servindo ao Exército e ao mesmo tendo dando uns plantões e tirando mais um pouco por fora! Porque aqui, ele ganha como Aspirante à Oficial, ou seja, financeiramente seria muitooo melhor pra ele estar a km e km longe daqui!
Mas ele está aqui... e porque escolheu!

Uma salva de palmas pra ele, gente!!
Ele merece!!

E eu só fico falando "eles", "o médico", "a esposa". Só criando o suspense! hauhaua!
Eles são o Bruno (Asp Pedersoli) e a Aline!


Ai, nem dá pra ver direito o rosto, né??


Bruno e Aline, bem vindos, mais uma vez!
Vocês já sabem o quanto eu fiquei  feliz quando soube que o blog ajudou muito na escolha desse PEF, entre tantos outros, para se beneficiar com a presença de vocês!


Pronto, aqui o Bruno sem "maquiagem"


Gente, eu fiquei emocionada no dia que eles me contaram... até caíram algumas lágrimas! hihi!
Nunca imaginei que esse blog poderia ajudar alguém numa escolha tão importante!



Para quem quer saber a visão de um médico civil (Bruno) entrando na vida militar, acesse aqui.
Visitem o site que esse casal montou pra mostrar as novas aventuras que estão vivendo por aqui!


30 de nov. de 2010

Com legenda!

A postagem de hoje é pra mostrar a vocês os detalhes de onde eu estou morando. A foto abaixo mostra a maior parte da área habitada do Forte Príncipe da Beira.




Agora, com legenda:

Área branca: comunidade civil (não são índios, e sim mestiços - mistura de boliviano com índio)
Seta branca: mercadinho e padaria (o único lugar pra onde eu saio por aqui)
Área verde: quartel
Área azul: escola (torçam para que eu consiga dar aula ano que vem)
Área amarela: nosso playground, o clube.
Área vermelha: minha casa!!




Agora vocês acreditam quando eu falo que tudo é muito pertinho??



26 de nov. de 2010

Viagem de carro pro PEF

Chegou a hora de ir!!

A distância de Guajará pro Forte não é tão grande assim, mas a nossa viagem acaba sendo longa, pois não existe uma estrada que ligue os dois lugares. Por isso precisamos ir até Porto Velho e de lá seguir viagem. No total foram pouco mais de 1000 km de carro. Se essa tal estrada existisse, andaríamos menos da metade desse percurso.
Nos recomendaram ter muito cuidado na viagem, pois uma parte do percurso não é asfaltada. Até por isso, fomos em um comboio de 3 carros (no total éramos 4 casais) e não andamos à noite.



A próxima foto mostra a pista boa e a pista ruim!! Ah! Quanta diferença! A parte de barro não era esburacada (como eu pensava, quando disseram que era muito ruim), era toda onduladinha, muito chatinha. A Lia, outra vez, me disse que a estrada assim é chamada de costela de boi. As meninas que vieram pra cá também disseram que era a imitação mais acessível daquele aparelho do Polishop pra queimar calorias. Durante quase 200km fomos pulando e tremendo! Não passávamos de 40 km/h. Pense numa viagem chatinha!







Quase chegando em Costa Marques (o Forte Príncipe da Beira é como se fosse um bairro desta cidade), a pista mudou um pouco. O Hermani ficou brincando dizendo que estávamos no "Rali da Selva". Na foto, vocês podem ver... nem tava mais com cara de estrada.






É... foi cansativo, chato e tals, mas eu tirei proveito, como sempre!

Agora vou mostrar pra vocês algumas belezas e curioosidades do caminho!!
Essa foto foi a que eu mais gostei! Foi logo no ínicio da viagem. eu até dei um nome pra ela: "Reflexos". É... quem gosta de foto, dá nome e tudo!! hihihi!



O sol se pôs atrás de nós durante a viagem. Mas eu dei um jeitinho de tirar foto dele (já que eu não podia me virar - o carro estava cheio de tralhas nos bancos traseiros).





Ah! e muitassssss árvores, né? Afinal estamos na Selva. Eu achei este caminho de árvores lindo! Ele era bem extenso...




Quem me conhece, sabe como eu amo o céu!! E gente, como o céu de Rondônia é lindo!!
É cheio de nuvens... nunca vi ele todo azulzinho, como costuma ver no Rio.
Amo demais!
Aqui a fotinho escolhida entre mais de 100 que eu tirei só do céu!
A Gláucia, uma de nossos companheiros de viagem, em uma parada me contou que tomou um susto, pensando que eles tinham sido flagrados em um radar, mas logo depois se acalmou percebendo que o flash do "radar" vinha do meu carro, logo atrás deles! hehehe





Durante a viagem, vimos muitas e muitas borboletas. Eu fiquei impressionada com a panapaná (não é exatamente o coletivo de borboletas, mas é uma expressão indígena que indica um bando de borboletas que aparecem em certa época do ano - Lívia também é cultura). Infelizmente muitas deixaram este mundo batendo contra o nosso pára-brisas! Vocês conseguem ver na foto abaixo a manchinha que ela deixou?






No segundo dia de viagem, paramos pra almoçar num restaurante bem legal com comida à vontade. Lá tinha uma mini piscina com vários peixes e um deles era o famoso pirarucu. Ele é enorme, pessoalmente é maior ainda, mas na foto dá pra comparar com o outro peixinho (não lembro o nome) que tinha mais ou menos uns 30 cm.







Durante meus 25 anos de idade, eu nunca tinha visto um acampamento de sem-terras, a não ser pela TV. Acho que devido a nunca ter feito uma viagem tão longa de carro (já fiz de ônibus, mas dormia quase o caminho todo). Pronto... já tiquei essa durante a viagem. Na verdade, inicialmente, não identifiquei como um abrigo... achei estranho e até comentei com o Hermani: "Nossa, o que essas pessoas estão fazendo aqui no meio do nada". Porque tinham mulheres e crianças bem na beirinha da estrada e logo depois vinham os barraquinhos. Eu só fui entender o que era, quando mais a frente, avistei a bandeira vermelha estiada com o símbolo dos sem terra. Por isso que a foto não saiu tão boa e com nenhuma pessoa. Foi o tempo de ligar a camêra depois de ver a bandeira.






Quando passávamos por grandes fazendas, eu sempre via uma imagem muito parecida com a foto abaixo. Um campo bem vasto, com algumas árvores muito, muito altas sobressaindo neles. Fiquei me questionando durante algum tempo e até comentei com o Hermani. Tirei a seguinte conclusão: Antes de alguém ocupar estas terras, elas eram puramente selva... com suas majestosas árvores e sua fauna. Só que agora, infelizmente, o que faz lembrar o que esses campos cheios de rebanho já foram um dia, são essas lindas e poucas árvores.

Esta estava bem longe da pista, pois eu não consegui tirar foto das outras que estavam bem na beirinha, de tão altas que eram.







Falando em rebanho, estava eu distraída lendo o meu livro, quando o Hermani começa a diminuir mais ainda a velocidade. Levantei os meus olhos e o que vejo: muitas vacas, sendo guiadas por uns 3 homens.





Fomos nos aproximando e elas abriram caminho. Mas nem tão rápido como pensamos... essa aí de baixo quase foi pro "barro". Atravessou na nossa frente na maior tranquilidade.
E eu pedindo pro Hermani ir mais devagar, pra poder tirar mais foto. Ele ficou bravo: "Pow, você nunca viu vaca?". E eu respondi que sim, mas desse jeito (abrindo caminho no meio de uma BR pro carros passarem, ao som de "Ê, boi!") só tinha visto na novela "Rei do Gado".





Agora, vou encorajar vocês a me visitarem! Hihihi!

Para chegar aqui: Vocês podem pegar um voo pra Porto Velho, de lá um outro voo pra Ji-Paraná e de lá pegar um bus que leva aproximadamente 10 horas pra chegar em Costa Marques.
Aí, eu pego vocês de carro. Até chegar na minha casa são mais uns 40 minutos e pronto!
Quem se habilita??

Segue a fotinho do bus que encontramos na estrada. Tá tortinho, coitado!
Agora vocês me perdoam se até 2011 eu não puder visitar vocês?






Mas calma, a esperança é a última que morre!
Já estão melhorando a pista! Pegamos boa parte já reformada, só que pelo desvio. Ainda faltava marcação, eu acho! Mas, tenho certeza que daqui a uns 6 meses, um bom pedaço já está bem viável.





A foto a seguir, eu tirei quando já tínhamos passado por Costa Marques (nesses 40 minutos que falei acima) e achei que ficou linda. Queria registra a vegetação fechada, mas esqueci que estávamos com os vidros fechados e acabou dando refllexo de nós dois. Ainda não dei um nome pra ela, vocês me ajudam?



Enfim, chegamos!!





E, pra quem ainda não viu, a foto aérea do meu novo lar!
As casas dos militares são esse conjuntinhos brancos no canto inferior esquerdo.
É... um dos lados positivos... Uma casinha esperando pela gente. Casinha não, né? Casarão!
Em breve fotos da casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...