10 de jan. de 2011

Fronteira com a Bolívia

Como muitos já sabem, estamos morando na fronteira do Brasil com a Bolívia desde o mês de março/2010. Morando em Guajará Mirim ou em Forte Príncipe da Beira (Costa Marques), a Bolívia fica bem pertinho.

Abaixo vocês podem ver o mapa de Rondônia.
Quando morávamos em Guajará, o Rio Mamoré nos separava da cidade de Guayaramerin. Hoje o Rio Guaporé nos separa da cidade de Buena Vista.



Essa foto é pra mostrar como realmente estamos perto. As duas fotos foram tiradas sem zoom.
Na de cima, vocês podem ver, ao lado esquerdo da cabeça do Hermani, Guayaramerin.
Na de baixo, Buena Vista (que de bela não tem nada).


Hoje estamos mais perto da Bolívia do que antes.
Para chegarmos lá, utilizamos do serviço de voadeira (esse barquinho aí embaixo).
Essa foto foi tirada no porto de Guajará. Lá tinha bilheteria bem arrumadinha, era obrigatório o uso de colete salva vidas, tinha limite de quantidade de passageiros. Tudo bem organizado.
O percurso era de aproximadamente 8 minutos.

Essa foto foi tirada no porto em Costa Marques. Quando vi, comecei a rir e saquei a máquina pra registrar. Mas a minha alegria acabou quando vimos que era a única voadeira pra atravessar pra Buena Vista! hauhauhau! Eu já tinha achado um pouco desorganizado já na hora de pagar o bilhete. Não tinha bilheteria, somente um senhor sentado com uma gaveta no colo cheia de dinheiro, estilo aqueles caras de banquinha de jogo de bicho.
Mas uma voadeira esburacada já era demais, né?


Enfim... chegamos são e salvos depois de 2 minutos de "viagem".
Mas não fiquem pensando que vamos pra Bolívia pra passear nem pra ver ponto turístico. Lembrem-se que estas cidades também são de selva, só que da Bolívia.
Logo a única coisa que temos pra fazer lá é "torrar dindin". Como os produtos são isentos dos altíssimos impostos brasileiros, vale a pena comprar algumas coisinhas.
Agora olhem a diferença entre as duas cidades: a primeira foto foi em Guayaramerin. É praticamente uma extensa rua com lojas dos dois lados.

Já Buena Vista, são palafitas (por causa do rio, que sobe e desce ao longo do ano) somente.

Por dentro das palafitas: é um longo corredor com "lojas" dos dois lados também. Agora, não me perguntem como é o resto da cidade que eu não sei. De repente o "corredor" acabou e demos meia volta.



Essa foto é pra vocês imaginarem como o rio sobe na época de chuva (que já começou, tá chovendo todo dia). Quando está cheio, só se vê poucos degraus.





O que eu acho legal aqui da região é que quem nasceu aqui, geralmente adora e não quer sair nunca do Norte. O povo é feliz sobrevivendo do rio.
Momentos depois que eu tirei a foto, eles me deram "tchauzinho". Acho isso tão bonito... essa simplicidade!



E pra quem não é daqui tudo é novidade, né? Até porque se não fosse, esse blog não existiria.
Então: na volta pro Forte, na estrada, cruzamos com vários peões, fazendeiros, ao certo não sabemos o que eram. Fiquei imaginando que eles estavam indo pra algum encontro em algumas das grandes fazendas que tem por aqui.
O engraçado é que o Hermani reduzia pra não passar por cima deles e quando a gente passava do lado, todos, sem exceção, olhavam pra dentro do carro. Acho que pra ver se conheciam a gente, sei lá... Alguns acenaram, alguns deram sorrisos, alguns tiraram o chapéu...











7 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaa essa coisa de acenar é coisa de interior sabe... Aqui é assim, ainda mais na área rural...a simplicidade dessa gente faz a gente pensar o quao simples é ser feliz!

    ResponderExcluir
  2. Que medo entrar nesse comércio da sua Bolívia aí, hein?? Parece que vai despencar, não parece?
    E aí, saudade da Alexander?? hehe

    ResponderExcluir
  3. Ai, Buena vista é feia mesmo.... Vc não tem vontade de visitar o deserto de s
    al da Bolívia? Dizem que é lindo... Acho q é a única coisa q gostaria de conhecer lá... rsrs
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Opa, deserto de sal?? Investe no turismo aí amiga! hahaha. Deve ser bonito hein!
    Ao contrário de Buena Vista, que é feia pra caceta mesmo! hauuahuahuahuhua.

    ps: acho que vou criar uma conta só pra aparecer a minha carinha aqui! huahuahua

    ResponderExcluir
  5. Dani, vontade eu até tenho, mas não fica viável pra ir daqui! Já vi um documentário sobre e tbm achei lindo!!

    Lia, Muita saudade de Guayara. Lá eu ia quase 2 vezes no mês, mas aqui só fui no início de dezembro mesmo!! Sem motivação pra ir de novo!

    Nessinha, ficou bem melhor com a sua carinha!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o jeito que você escreve, também li sobre os piuns. Sou uruguaio, mas já estive nessas duas cidades. Em Guajará por dois ou trés meses e, em Costa Marques, quando estive, também por alguns meses, em São Francisco. É um exagero chamar a Buena (não Bella) Vista de cidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...