Mostrando postagens com marcador rio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador rio. Mostrar todas as postagens

15 de abr. de 2011

A Natureza nos surpreende!



Oi gente! Demorei à beça pra postar novamente, né?
E o pior... não tenho nenhum motivo em especial! Só aquilo de sempre: os dias passam tão rápido que eu nem me dou conta! Tô cheia de novidades pra postar (juro que vou deixar a preguicinha de lado)!

Aqui eu contei pra vocês como o rio estava subindo, lembram?? Pois é... ele subiu muito mais (chove praticamente todo dia)!

Na montagem abaixo, eu fiz um comparativo a partir de dezembro do ano passado:
Nas duas primeiras fotos eu me posicionei no 6º degrau da escada.
Na terceira, ele já estava encoberto, então eu fiquei no 4º degrau.
Na última, a escada já não aparece! Em menos de 1 semana  (tá... se vcs contarem não dá isso, mas é porque eu demorei pra ir lá tirar foto) o rio "subiu 4 degraus".
22/12/10 - 03/02/11
03/04/11 - 12/04/11
(clica na foto pra aumentar)

A Natureza surpreende mesmo a gente! Eu que estou aqui em frente a esse gigante, ainda pasmo com essa capacidade de "encher e esvaziar". É um fenômeno incrível!
Vocês conseguem enxergar os degraus submersos?? 
:-O



O rio subiu quase 6 metros de Nov/10 até hoje

Mas infelizmente em algumas cidades do nosso Norte Brasileiro, esse fenômeno por muitas vezes é prejudicial. Vocês ouviram falar sobre o transbordamento do Rio Acre? Se não, vejam aqui!
:-(

Aqui nós não corremos esse perigo (ufa!). Nossas casas ficam a alguns metros do rio e a época das chuvas já está quase no fim (tô doida pra poder pegar um bronze na piscina do clube!).

Pra finalizar, mais uma fotinho: reparem como o flutuante e as voadeiras (barquinhos com motor) "navegaram" durantes estes 5 meses!!

Tinha que ter a participação da Francis, né?

Obs: Era pra eu ter postado na terça, 12, mas faltou luz (novidade!) e a internet saiu do ar... só voltou hoje (EEEEE!)

15 de fev. de 2011

E o Rio tá subindoooo!

O que nos separa da Bolívia, para quem não sabe, é o Rio Guaporé (ô saudade das águas salgadas!!).
Hoje quero mostrar a variação desse gigante no que chamam "estação seca".
Ela acontece, com variações, de junho a novembro (que é quando não chove na Amazônia). Nessa época, formam-se praias (de água doce) ao longo das margens do rio.
Quem quiser me visitar (hauhauhau), venham em julho, que é quando acontece em Costa Marques - o Festival de Praia, com shows e tudo mais...

Minha amiga Lia,  quando veio de visita ao PEF (em Novembro) tirou fotos lindas das praias que se formaram ao longo do caminho de Guajará pra cá. Vou colocar umazinha pra você verem:




E lá na areia (conseguem ver??) estão os biguás. São as "gaivotas da selva". hihi! Aqui tem muito biguá mesmo! Olhem nas fotos a seguir:



No dia 07 de janeiro, estava eu aqui em casa (de frente para o rio) e escuto minha amiga Gabi me chamando pra ver uma coisa espetacular!!


Segundo alguns soldados, esse fenômeno aconteceu porque como estamos na época de cheia (dezembro a maio), as praias estão deixando de existir e todos esses biguás migram pra outras terras (quais eu não sei - acredito que para o sul da América). A revoada durou mais de 6 minutos. Acho que passaram muitos milhões de biguás.

Da minha janela já dá pra notar a diferença do rio. Está bem mais cheio, mas ainda não chegou nem perto dos anos anteriores. Metade dessa escada já era pra estar debaixo d'água (ô aquecimento global, dá um tempo vai!).


22/12/2010                  -                  03/02/2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...