30 de jul. de 2012

Você conhece o Hino do seu Estado?


Em Junho deste ano, o Hermani foi convidado para a Solenidade da Placa de Homenagem aos 30 anos do TRE de Rondônia!


Sim!!
Só 30 aninhos!!
O estado de Rondônia é bem novinho, né gente?

"O antigo território do Guaporé, criado pelo decreto-lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, chamou-se Rondônia desde 17 de fevereiro de 1956, em homenagem ao sertanista brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), desbravador da região, Guaporé, rio entre o Brasil e a Bolívia, é, segundo o naturalista alemão von Martius (1794-1868), o tupi wa "campo" eporé "catarata", isto é, "cachoeira do campo, rio campestre". Como em muitos casos da geonímia, o nome Guaporé designou inicialmente o rio, passando em seguida a se referir à região."
Fonte Wikipédia


Achei a placa muito bonita!


Nós e a desembargadora!


Nós e a prefeita de Costa Marques, Jaqueline.



Mas o que mais me encantou nessa solenidade foi o que aconteceu depois dos discursos das autoridades:
O cerimonialista convidou todos para cantarem o Hino de Rondônia.
Juro que na hora, eu pensei: "ih... o moço se enganou... é o Hino Nacional"
E então a introdução era outra... não era do hino do nosso país...
Era realmente do Hino do Estado de Rondônia!
E pasmem: Todos (menos eu e Hermani) começaram a cantar!
E cantaram alto, sem enrolar, com fervor!!
Tem até uma parte que é cantarolada... Tipo hurun hurun... e até isso eles fizeram!!
Eu amei!

Fiquei pensando: eu nem sei como é o hino do Rio de Janeiro...
E olha que já participei de apresentações esportivas, quando eu fazia ginástica rítmica, e mesmo assim não lembro de já ter sequer ouvido o hino!

Claro que pra fazer esse post eu procurei saber como era, né?
E vou dizer, nem gostei! hihi! Chaaatooo!
Só mais o de Rondônia!!

Querem escutar? 



Quando nosso céu se faz moldura 
Para engalanar a natureza 
Nós os Bandeirantes de Rondônia 
Nos orgulhamos 
De tanta beleza
Como sentinelas avançadas 
Somos destemidos pioneiros 
Que dessas paragens de um poente, 
Gritam com força, 
Somos Brasileiros
Dessa fronteira 
De nossa Pátria 
Rondônia trabalha febrilmente 
E nas oficinas 
E nas escolas 
A orquestração empolga toda gente
Braços e mentes, 
Forjam cantando 
A apoteose 
Deste rincão 
E com orgulho, exaltaremos 
Enquanto nos palpita o coração
Azul, nosso céu é sempre azul 
Que Deus o mantenha sem rival 
Cristalino muito puro 
E conserve sempre assim
Aqui, toda vida se engalana 
De beleza tropical, (BIS) 
Nossos lagos, nossos rios 
Nossas matas, tudo enfim



E você?
Sabe o hino do seu estado??


4 comentários:

  1. Eita!!! Bonito mesmo!! Não fazia ideia que existia isso, não. Nem sei como é o de São Paulo...
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia,
    Taí uma coisa que nem sabia que existia. Aliás, até imaginava já que sei que existe o hino da cidade (daqui já ouvi mas não me lembro mais), então do estado tem que ter. Quando a gente estuda ensinam o Nacional, da Bandeira, sei lá mais de que, mas do estado realmente não ensinam.
    Muito chic vocês participando da solenidade. Eu, como sou velhinha kkk, me lembro quando Rondônia, Amapá, Acre e Roraima viraram estados (antes eram territórios), assim como quando o Mato Grosso foi dividido em dois e quando o Tocantins foi criado (acho que foi dividido de Goiás), mas isso é mais recente... Ou não?? o.O

    Beijos

    www.queriaterpensadoemtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...