15 de fev. de 2011

E o Rio tá subindoooo!

O que nos separa da Bolívia, para quem não sabe, é o Rio Guaporé (ô saudade das águas salgadas!!).
Hoje quero mostrar a variação desse gigante no que chamam "estação seca".
Ela acontece, com variações, de junho a novembro (que é quando não chove na Amazônia). Nessa época, formam-se praias (de água doce) ao longo das margens do rio.
Quem quiser me visitar (hauhauhau), venham em julho, que é quando acontece em Costa Marques - o Festival de Praia, com shows e tudo mais...

Minha amiga Lia,  quando veio de visita ao PEF (em Novembro) tirou fotos lindas das praias que se formaram ao longo do caminho de Guajará pra cá. Vou colocar umazinha pra você verem:




E lá na areia (conseguem ver??) estão os biguás. São as "gaivotas da selva". hihi! Aqui tem muito biguá mesmo! Olhem nas fotos a seguir:



No dia 07 de janeiro, estava eu aqui em casa (de frente para o rio) e escuto minha amiga Gabi me chamando pra ver uma coisa espetacular!!


Segundo alguns soldados, esse fenômeno aconteceu porque como estamos na época de cheia (dezembro a maio), as praias estão deixando de existir e todos esses biguás migram pra outras terras (quais eu não sei - acredito que para o sul da América). A revoada durou mais de 6 minutos. Acho que passaram muitos milhões de biguás.

Da minha janela já dá pra notar a diferença do rio. Está bem mais cheio, mas ainda não chegou nem perto dos anos anteriores. Metade dessa escada já era pra estar debaixo d'água (ô aquecimento global, dá um tempo vai!).


22/12/2010                  -                  03/02/2011

6 comentários:

  1. Amiiiga!! Mas já subiu muuuito!!! Quando eu estive aí, em novembro, a escada estava todinha pra fora da água e ainda tinha uma parte de terra!! Em Guajará também já dá para perceber a diferença lá no porto.
    Beijo grande para vocês três!!

    ResponderExcluir
  2. Da pra ver na primeira foto o pedaço de terra que a Lia fala... realmente já subiu bastante!
    Quando vi a foto dos biguás fugindo no seu orkut nem imaginei que tivessem sido tantos. Muito legal o vídeo!

    ResponderExcluir
  3. Li to quase fazendo um Blog desse pra mostrar a vcs as coisas estranhas daqui rsrs o Rio aqui tbm ta subindo...

    ResponderExcluir
  4. Já da pra ver que subiu bastante msm....amei o vídeo..lindo!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lívia, que bom que tu gostas do meu blog, seja sempre bem vinda!
    Fiquei curiosa para saber aonde tu morava e realmente não deve ser fácil achar os ingredientes das minhas postagens em um lugar tão isolado como esse, mas por por outro lado deve ter bastante comida diferente por aí, não é? É legal conhecer outros lugares, outras culturas... Espero que esta estada aí traga muita alegria para vocês.
    Beijo, Ju

    ResponderExcluir
  6. Aeeeee, adorei o novo layout!!
    Mas cadê os posts??
    huahuahuahuhuahuhauhuahuhua

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...